Da ideia ao edital: conheça o serviço da BSS de elaboração e consultoria em projetos de inovação

Posted on Leave a comment on Da ideia ao edital: conheça o serviço da BSS de elaboração e consultoria em projetos de inovação

Como está o planejamento para o seu negócio em 2021? Se a inovação é uma das suas prioridades para o novo ano, você está realizando a gestão da forma correta! Já conhece nossos serviços na área de projetos de desenvolvimento e inovação? Então, este conteúdo é para você. Continue lendo e descubra de que forma a BSS pode ser sua parceira na estrada rumo ao sucesso.

A importância da inovação

Discutir a relevância da inovação e por que ela deve ser um dos pilares do seu negócio é uma das nossas prioridades. 

Com a BSS, ao atuar diretamente com energias renováveis, entendemos que empresas que não abraçam a inovação e a sustentabilidade ficam, inevitavelmente, para trás. 

Isso porque a cultura de inovação não é apenas positiva para o crescimento da companhia e seus associados. É um passo em direção ao futuro que torna o seu setor mais competitivo, interessante e transformador.

Leia também: Inovação e sustentabilidade — como aliar estes conceitos a sua marca

Na BSS, contamos dois serviços cujo foco é a inovação através de projetos de desenvolvimento e pesquisa nas áreas de energias renováveis. Conheça-os agora:

Elaboração de projetos de inovação

Realizamos a elaboração de projetos técnicos e científicos na área de bioenergia, biorrefinaria e energias renováveis. De acordo com o campo de interesse do nosso cliente e parceiro, visamos a melhoria de processos e auxiliamos no desenvolvimento de novos produtos através da biomassa.

Além disso, também acompanhamos o processo de submissão de projetos para agências de fomento, seja através de financiamento público ou privado.

Leia também: Projeto de Inovação: vale a pena inscrever-se em editais?

Consultoria técnica para inovação

Neste serviço, oferecemos a consultoria técnica para criação de diversos bioprodutos, bioenergia e biocombustíveis, a partir da biomassa e processos de biorrefinaria.

Este trabalho de consultoria pode ser realizado para empresas que atuam direta ou indiretamente com a utilização da biomassa. Utilizamos de visão estratégica para otimizar e integrar áreas do conhecimento técnico e sustentável com os interesses do negócio. E, também, apoiamos na realização de suas metas de curto, médio e longo prazo.

Leia também: Por que você deveria estar falando sobre biorrefinaria

Que tal levar a inovação ao seu negócio?

A BSS é uma empresa inovadora que visa um mundo cada vez mais sustentável. Por meio de uma conduta ética e profissional com nossos clientes e colaboradores, temos como objetivo transformar a indústria ao mesmo tempo em que buscamos trazer grandes ganhos aos nossos parceiros.

Que tal marcar uma conversa conosco? Esperamos o seu contato para construir um 2021 cheio de inovação para o seu negócio.

Continue lendo:

* Projeto de Inovação: vale a pena inscrever-se em editais?
* EGII 2021: a oportunidade de investir em inovação e tirar sua ideia do papel
* Bioenergia em Portugal: Oportunidades e Desafios [WEBINAR]
* Energias renováveis: por dentro das energias do futuro
* Inovação e sustentabilidade — como aliar estes conceitos a sua marca

Por que você deveria estar falando sobre biorrefinaria

Posted on Tags , Leave a comment on Por que você deveria estar falando sobre biorrefinaria

Não é possível falar de sustentabilidade e ignorar o surgimento de soluções que combinem viabilidade econômica e produção ecologicamente amigável (o chamado eco-friendly). A biorrefinaria é uma destas alternativas. E, neste post, apresentamos os motivos do porquê você deveria estar discutindo sobre essa tecnologia.

O que é a biorrefinaria?

A biorrefinaria é modelo que busca converter a biomassa em biocombustíveis, bioenergia e bioprodutos que sejam interessantes comercialmente. A biomassa, por sua vez, é toda matéria orgânica que, ao invés de ser descartada, recebe tratamento e é transformada para outros fins — como cascas de frutos e grãos, papéis e papelão, e galhos, folhas, e serragem e dejetos.

Temos um post especial dedicado apenas à biomassa, que você pode ler aqui: Entenda os benefícios do uso da biomassa.

E por que a biorrefinaria é tão interessante? 

Em primeiro lugar, pois se utiliza de uma fonte renovável e que também seria descartada ou pouco aproveitada. Promovendo, assim, uma nova vida para esses materiais que, de outra forma, poderiam contribuir para a poluição de nossas cidades e áreas verdes. E esta tecnologia chega em um momento onde a demanda por novas formas de produção de energias mais limpas é cada vez mais urgente. 

O crescimento sustentável em escala global e com o menor impacto ambiental possível deve ser uma prioridade da indústria. Em um artigo escrito para a BSS Magazine, o Prof. Bruce Sithole (Diretor e Cientista-Chefe na Biorefinery Industry Development Facility na Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul) alerta para a necessidade de que os recursos alternativos e renováveis tornem-se parte fundamental das matérias-primas utilizadas na indústria.

O professor se utiliza do exemplo da indústria madeireira, da celulose e papel (Forestry, Timber, Pulp and Paper — FTPP), onde apenas 47% do valor das árvores é aproveitado e o restante é descartado como resíduo. Agora, imagine as possibilidades que tais resíduos podem ter se reaproveitados da maneira correta. Isso pode ser realizado através das biorrefinarias.

Pesquisa e desenvolvimento nesta área

É neste ponto que entram as soluções em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I). O estudo e a elaboração de projetos de inovação na área de biorrefinaria contribui não apenas como uma forma de resolver um problema latente relacionado ao desperdício de matérias-primas. Mas também como uma maneira de apresentar oportunidades e novas tecnologias que farão a indústria como um todo evoluir. 

No exemplo da indústria FTPP, proposto pelo Prof. Sithole, há um apontamento que ilustra perfeitamente este argumento: “Projetos de P&D&I em  biorrefinaria abordam diretamente alguns dos desafios associados à transição para uma economia verde e a implementação adequada das tecnologias pode resultar em mais de 90% da utilização da árvore”.

Ou seja, é bom para o planeta, já que carrega em si o viés sustentável e renovável; e bom para o empresário, que permanece competitivo e contribui para movimentar o seu setor, uma vez que o efeito sustentável estende-se também para a questão econômica.

Na BSS Magazine, discutimos diversas temáticas relacionadas à biorrefinaria, além de trazer a opinião de especialistas, perspectivas e novas tecnologias nessa área. Faça o download gratuito! 

Quer discutir as possibilidades para a biorrefinaria no Brasil e como a sua empresa pode investir nesse setor? Nossos especialistas estão à sua disposição. Entre em contato.

Continue lendo:

* BIORREFINARIA – A Nova Fronteira do Conhecimento Agrícola e Industrial
* Inovação e sustentabilidade: como aliar estes conceitos a sua marca
* Projeto de Inovação: vale a pena inscrever-se em editais?
* Bioenergia em Portugal: Oportunidades e Desafios [WEBINAR]
* Entenda os benefícios do uso da biomassa

Saiba como preencher o canvas em seu projeto de inovação

Posted on Leave a comment on Saiba como preencher o canvas em seu projeto de inovação

Na BSS, acreditamos muito no potencial dos projetos de inovação — principalmente quando sua área de desenvolvimento são as energias renováveis. Dentre os nossos serviços, oferecemos consultoria e desenvolvimento de projetos tecnológicos e científicos. E uma parte essencial do projeto é o preenchimento do canvas

Neste post, vamos apresentar o canvas e apresentar a melhor forma de preenchê-lo para que seu projeto seja notado e possa concorrer a editais de inovação

O que é o canvas?

Criado em 2008, por Alexander Osterwalder, o Business Model Canvas é uma ferramenta prática de planejamento estratégico. A partir deste modelo, foi desenvolvido o Innovation Management Canvas, que funciona como um “mapa” conciso das etapas-chave para execução de um projeto de inovação. 

A metodologia caiu no gosto de empresários e estudiosos por ser uma forma facilitada de realizar a gestão de projetos. Com o canvas, é possível traçar um plano estratégico de forma objetiva e que permita visualizar o todo do projeto sem excesso de papelada e burocracia — uma vez que vai direto ao ponto.

Como montar o canvas para o seu projeto de inovação?

O canvas é a síntese de seu plano de negócios. E no caso de projetos de inovação é composto por 8 etapas, que compreendem o “octógono da inovação”. Há disponível online diversos templates e aplicativos para montar seu canvas, mas mesmo com papel e caneta ou um quadro em branco é possível traçar a visão geral do seu projeto.

Através do modelo criado pela Innoscience, que possui licença Creative Commons, traçamos as seguintes etapas e perguntas a serem respondidas:

1. Estratégia

De que forma a empresa organiza suas iniciativas de inovação? Aqui, deve-se traçar os objetivos da inovação para o negócio, como a empresa percebe a inovação e quais os tipos de inovação que serão priorizados através de tal projeto. 

2. Pessoas

Como é realizado o apoio à inovação, seus incentivos e conhecimentos? Aqui, deve-se traçar quem é o público-alvo do seu projeto, como essas pessoas serão instrumentalizadas e incentivadas.

3. Estrutura

Onde está localizada a atividade de inovação e como ela é organizada? Aqui, cabem todas as questões estruturais do seu projeto de inovação. Questões de governança e gestão do projeto, alocação de recursos e gerenciamento do projeto deverão constar neste item.

4. Processo

Como as oportunidades de inovação são geradas, desenvolvidas e avaliadas? Tudo o que diz respeito ao processo de desenvolvimento do seu projeto entra no item 4. Desde a criação das ideias, seu refinamento, avaliação e, por fim, testes e implementações.

5. Liderança

O quão claro é o entendimento das lideranças quanto à relevância da inovação? Como essas lideranças apoiam o ambiente de inovação? Ou seja, traçar a maneira como o time gestor irá auxiliar no projeto. Afinal de contas, é essencial que se crie um ambiente propício para a inovação e que todos os setores da empresa embarquem juntos.

Leia também: Inovação e sustentabilidade — como aliar estes conceitos a sua marca

6. Relacionamentos

Como a empresa utiliza os parceiros, clientes e concorrentes na geração e refinamento de ideias? As parcerias-chave são fundamentais na concretização da inovação. Aqui, você irá mapear quem são os stakeholders deste projeto e de que forma eles serão recompensados.

7. Cultura

O que o time gestor diz e faz para criar um ambiente que estimule a inovação? Semelhante ao item 5, diz respeito à criação de um ambiente de inovação. Estudar de que forma a empresa criará uma cultura de inovação sustentável para o negócio e os seus colaboradores.

8. Funding

Como as iniciativas de inovação são financiadas? Por fim, mas não menos importante, o item 8 está relacionado ao financiamento do projeto, seja através de um aporte interno ou de editais de inovação. Portanto, aqui deverão ser traçados os projetos que serão financiados e qual o orçamento para realização. 

Agora que você já conhece o canvas e tem uma maneira de visualizar os aspectos fundamentais do seu projeto de inovação de forma intuitiva, o que falta para investir nele? Entre em contato com nossos especialistas da BSS e saiba como podemos ajudar você a tornar o seu projeto em realidade!

Continue lendo:

* Projeto de Inovação: vale a pena inscrever-se em editais?
* EGII 2021: a oportunidade de investir em inovação e tirar sua ideia do papel
* Energias renováveis: por dentro das energias do futuro

Entenda os benefícios do uso da biomassa

Posted on Tags 1 Comment on Entenda os benefícios do uso da biomassa

Em novembro, tivemos o prazer de apresentar o webinar “Bioenergia em Portugal: oportunidades e desafios”, onde conversamos com especialistas da área na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Para assistir, clique aqui. Hoje, queremos expandir a discussão trazendo aqui para o blog os principais benefícios do uso da biomassa.

O que é biomassa?

Chama-se de biomassa toda matéria orgânica utilizada na produção de energia. Desta forma, é considerada uma energia limpa, pois promove o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados. A energia produzida a partir da biomassa é chamada de bioenergia

A biomassa pode ser produzida a partir de diversas matérias primas, entre elas a serragem, papéis utilizados, bagaço de cana de açúcar, galhos e folhas de boda, papelão, óleos vegetais, como o óleo de palma, e cascas de frutas e grãos. 

Leia também: O uso de capim elefante como insumo para produção de bioenergia

Quais os benefícios de utilizar a biomassa?

Como já mencionamos, trata-se de uma energia limpa. E por reaproveitar materiais que antes seriam rejeitados, é renovável. Nada se perde, tudo se transforma.

Dentre os impactos positivos ao planeta, é um tipo de energia que não contribui para o efeito estufa. Há, em sua produção, um balanço energético nulo. Ou seja, a emissão e absorção de CO₂ se equivale.

A biomassa também é uma energia de baixo custo e além de energia elétrica, também pode ser utilizada como uma alternativa à energia fóssil. Inclusive, nesse quesito há uma grande vantagem da biomassa. Devido à semelhança entre os motores e sistemas de produção da biomassa e daqueles utilizados na produção de combustíveis, existem oportunidades para a biomassa como um substituto para esses combustíveis poluentes (seja no transporte e na energia) no futuro próximo.

Quer conversar mais sobre as possibilidades da biomassa? Entre em contato! Nossos especialistas estão à sua disposição. 

Continue lendo:

* Conheça a Revista BSS
* Bioenergia em Portugal: Oportunidades e Desafios [WEBINAR]
* Energias renováveis: por dentro das energias do futuro
* BIORREFINARIA – A Nova Fronteira do Conhecimento Agrícola e Industrial
* Inovação e sustentabilidade: como aliar estes conceitos a sua marca