Energia limpa: o potencial dos resíduos orgânicos

Segundo o novo relatório da AIE (Agência Internacional de Energia), os recursos mundiais de biogás e biometano podem cobrir 20% da demanda global de gás e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Porém, o mundo está usando apenas uma fração do potencial para produzir gás a partir de resíduos orgânicos.

 

Algumas sociedades com economias desenvolvidas, produzem quantidades crescentes de resíduos orgânicos – como resíduos agrícolas, resíduos de alimentos e esterco animal – que podem ser usados ​​para produzir biogás e biometano, fontes de energia limpa com múltiplos benefícios potenciais para o desenvolvimento sustentável. 

 

“O biogás e o biometano podem desempenhar papéis importantes em um futuro de energia sustentável, mas, no momento, estamos perdendo essa oportunidade de reduzir resíduos e reduzir emissões”, disse o Dr. Fatih Birol, diretor executivo da AIE. “Uma pressão dos governos pode dar ao biogás e ao biometano o momento necessário, com benefícios em energia, transporte, agricultura e meio ambiente”, acrescentou. 

 

Além disso, existe outra vantagem para a os resíduos orgânicos: todas as partes do mundo podem produzir de forma significativa biogás e/ou biometano. As maiores oportunidades estão na região da Ásia-Pacífico, América do Norte e do Sul, Europa e África.

 

 

 

Fonte: Link